
Hoje apresento uma invenção genial: os óculos Ray Ban. Notem que só chegaram onde estão por causa da II Guerra Mundial (como sempre) e com uma bela ajuda do cinema.
O Tenente John MacCready curtia fazer algumas aventuras de balão. Certo dia fez uma viajem muito longa e acabou ficando exposto ao sol tempo demais. Apesar de ter usado óculos escuros, seus olhos ficaram irritados por causa do excesso de luminosidade. As lentes que ele usou eram fraquinhas, não deram conta do recado. Com as retinas queimadas ele procurou uma famosa loja de óculos em Nova Iorque, a Bausch & Lomb. Há anos trabalhando com instrumentos óticos, a B&L aceitou a sugestão de MacCready: produzir óculos que tivessem lentes bem escuras e aros grandes, mas sem perder a beleza.
Surgia um protótipo de óculos com novas lentes verdes ant-reflexo, preparadas para impedir a entrada dos raios infravermelho e ultravioleta. E dessa característica surgiu o nome da marca, a mistura do termo em inglês raio (Ray) e as três primeiras letras da palavra bannish (banir). Com sua armação dourada e o enorme aro curvado, o Ray-Ban tinha um estilo inusitado, porém elegante, sem deixar de proteger os olhos.
Curiosidades de Sobremesa
1 – A Ray-Ban pode ser considerada a dona dos dois mais populares modelos de óculos do mundo. O primeiro deles seria o Ray-Ban Aviator, seguido pelo Ray-Ban Wayfarer, como citado muito usado nos anos 60 (Kennedy, Bob Dylan) e 80 (Tom Cruise, Madonna). Muita gente famosa usa esse modelo até hoje, incluindo o Jack Nicholson. Quando vejo o Wayfarer eu lembro do Léo Jaime, ele usa esse modelo também.
2 – Podemos dizer também que os dois modelos foram os mais falsificados da história dos óculos.
3 – Um Ray-Ban Aviator original custa em média 200 dólares.
4 – O General-de-Exército Douglas MacArthur comandou os aliados na Guerra do Pacífico, crucial para definição da II Guerra Mundial. Ele foi um dos únicos cinco generais cinco estrelas do Exército dos EUA. Casca grossa, MacArthur não era de obedecer ninguém. Por isso foi despedido pelo Presidente dos EUA em 1951.
5 – A Bausch & Lomb já era uma empresa bem antiga quando lançou o Ray-Ban. Ela tinha sido fundada nos EUA em 1853 por dois imigrantes alemães, John Jacob Bausch e Henry Lomb.
Nenhum comentário:
Postar um comentário